18

SET

Van do futuro totalmente conectada é a nova aposta da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve revolucionário para o espaço urbano. Trata-se da primeira van do mundo a apresentar um conceito abrangente para uma cadeia de processos totalmente interconectada por meio digital, desde o centro de distribuição até o destinatário.

A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um potente propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes.
Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, elas calculam os percursos ideais para os entregadores. Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de dois kg, que podem entregar encomendas autonomamente num raio de 10 km.

O design frontal remete o observador para um futuro distante. Sua aparência é definida pelo para-brisa extremamente amplo que, como uma viseira high-tech, se prolonga até as paredes laterais, pela grade frontal de painel preto e pelos avançados faróis com tecnologia LED.
Por meio dos displays LED na frente e na traseira, o veículo se comunica com seu meio ambiente. Eles avisam, por exemplo, que os drones de entrega decolaram, que o veículo está parado ou que o entregador saiu para levar as encomendas.

Sem volante e sem pedais
O design do interior aponta bem para o futuro com volante da direção, dos pedais e do console central em prol de um comando Drive by Wire por meio de joystick, criando assim novas possibilidades de configuração.
O painel na forma de um arco alargado está recoberto por um material têxtil. A totalidade da superfície do arco é utilizada para fornecer ao motorista todas as informações de que necessita.

O veículo se comunica com o motorista também por meio do piso da cabina. Graças a um efeito especial, indicadores de LED brilham no chão de aço inox, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando.
A supressão do volante da direção, dos pedais e do console central proporciona maior liberdade de movimentos na cabina do motorista, bem como uma entrada e saída do veículo sem entraves. E com o motor elétrico, o veículo não precisa mais de um eixo de transmissão, tendo sido então possível equipar a cabina do motorista com um piso plano. A saída de pacotes no interior do veículo poupa esforço e tempo do motorista para procurar e reorganizar encomendas no compartimento de carga. Na saída, o motorista recebe os pacotes em uma posição ergonômica ideal.